O dia Mundial dos Rins
Os Rins na Medicina Tradicional Chinesa
Os Rins na Medicina Tradicional Chinesa
Rim (Shen) - Elemento Água - Shao Yang do
Pé
Fala-se de Rim no plural, porque trata-se de um órgão par e
porque, tradicionalmente, se distingue o Rim esquerdo (Yin) e o Rim
direito (Yang). De fato, se trata de uma distinção simbólica e fisiológica, e
não anatómica. Os Rins constituem a raiz do Céu anterior, a fonte do Verdadeiro
Yin (Zhen Yin) e do Yang Original (Yuan Yang). Embora simbolicamente, em
relação com a água e os Cinco Movimentos, se diz que os Rins são “Órgãos de Água
e Fogo” (Shui Huo Zhe Zang).
A sua principal função é de guardar um tesouro. Eles são a
principal reserva do corpo que precisa para manter e preservar. Em caso de
necessidade, compensam as deficiências dos demais órgãos, em prejuízo das
forças vitais mais essenciais. Por esta razão, é porque outros autores antigos
aconselhavam tonificá-los com mais frequência do que dispersá-los.
Todas as doenças crónicas de tipo Vazio evoluem com o tempo
para uma deficiência dos Rins. O esgotamento progressivo do Qi dos Rins ao
longo da vida produz as diferentes etapas do envelhecimento. Os Rins estão em
correspondência com o Inverno.
Funções
• Os
rins armazenam o Jing (Shen Cang Xue). São a casa do Jing Inato (Céu anterior),
transmitido pelos pais, ao que se associa o excedente de Jing Adquirido (Céu
posterior), que procede da essência dos alimentos que não foram utilizados para
cobrir as necessidades do organismo. Assim pois, pode-se afirmar que, apesar
das suas diferentes origens, o Jing Inato e o Jing Adquirido são interdependentes
e guardados nos Rins. O Jing dos Rins é útil para a maturação das funções
sexuais e para o desenvolvimento da fecundidade. Favorece igualmente o
crescimento e o desenvolvimento, desde o nascimento até à idade adulta.
Por outra parte, contribui para a
produção de Sangue por meio da medula vermelha dos ossos que é um aspecto do
Jing. Finalmente, o Jing dos Rins intervém na construção das defesas
imunológicas;
• Deve-se
notar que o Qi dos Rins produz-se a partir da transformação do Jing dos Rins,
posto que estes dois elementos são interdependentes a tal ponto que se fala as
vezes simplesmente de Jing Qi (Energia Essencial - Essência e Energia). É desta
combinação que tem saído o Yin e o Yang dos Rins. O Yin dos Rins, o Yin Verdadeiro
(Zhen Yin), é a fonte dos líquidos Yin que nutrem e humedecem todo o corpo. O
Yang dos Rins, o Yang Original (Yuan Yang), está associado com o Fogo do Ming
Men, o Fogo Verdadeiro (Zhen Huo). Nos Rins, o Yin e o Yang são tão interdependentes
e estão tão próximos da sua fonte, que o esgotamento de um alcança o outro. É o
único Órgão do qual se fala comummente de Vazio de Yin e de Yang.
Em caso de disfunção: transtornos
do crescimento e do desenvolvimento, envelhecimento prematuro, diminuição da
energia sexual, esterilidade, transtornos da produção de Sangue, défice imunitário
(dos idosos, por exemplo);
• Os
Rins regem a água e os Líquidos (Shen Zhu Shui Ye). Para além disso, são a fonte
inferior da água. Participam do transporte da parte pura dos líquidos que vão
nutrir os tecidos e transformam a parte turva que é excretada por meio da
Bexiga. Em relação com o Pulmão, que regula os Líquidos na periferia do corpo e
com o Baço que os extrai da alimentação, os Rins são responsáveis pela parte
profunda do organismo, pela evaporação dos líquidos (pelo Yang dos Rins), da
sua transformação e excreção. Em caso de disfunção: edemas, oligúria, ou pelo
contrário, poliúria e polaquiúria;
• Os
Rins regem a recepção do Qi (Shen Zhu Na Qi). Atraem e recolhem o Qi que o
Pulmão faz descender até eles. Este ancoradouro de Qi, permite que a respiração
seja ampliada, harmoniosa e eficaz. Diz-se que o Pulmão rege o Qi e que os Rins
são a sua raiz.
Em caso de disfunção: dispneia,
asma, sensação de angústia ou tristeza grande.
Correspondências
Principais
Nas emoções: o Medo (Kong);
Nos líquidos: a Saliva (Tuo);
Em caso de disfunção: Propensão a
excesso de saliva.
Nos tecidos corporais: Os Ossos (Gu), as
Medulas (sui) e os Dentes (Chi);
Em caso de disfunção: Deficiência de
crescimento ou de restabelecimento dos ossos, distrofias ósseas, atraso no
fecho das fontanelas, cáries nos dentes.
Nas manifestações clínicas visíveis: os
Cabelos (Fa);
Em caso de disfunção: Cabelos secos,
frágeis, sem brilho, cabelos brancos, alopécia.
Ming Men - A porta da vida
O conceito de Ming Men
aparecia no Nan Jing, mas se desenvolve principalmente a partir da dinastia
Ming. É um órgão sem forma física, cuja fisiologia está indiscutivelmente unida
aos Rins. Os antigos mestres são unânimes em sua localização.
Segundo Nan Jing e os
que têm se inspirado nele, o Ming Men é Rim direito (Rim Yang): “Há dois Rins, mas os dois não são Rins. O da
esquerda é o Rim e o da direita é o Ming Men” (Nan Jing, 36). Para outros,
como Yu Tuan (1438-1517), o Zhang Jin Yue (1563-1640), Ming Men está presente
nos dois Rins. Finalmente, alguns como Zhao Xian Ke, da dinastia de Ming, o
localizam entre os dois Rins. Seja como for, Ming Men representa um aspecto
particular na atividade dos Rins.
A função principal do
Ming Men é regular o Yuan Qi (Energia Original), que é o vetor essencial para
formar as energias do corpo, daí a expressão “Fogo do Ming Men” para designar Yuan Qi. É por esta razão, porque o
Ming Men apresenta-se frequentemente como o Yang dos Rins. Mas para alguns
autores, Ming Men não pode limitar-se ao aspecto Yang. Para eles, Ming Men
(Porta da Vida) significa o Yang Original, e Yang Verdadeiro, chamado então “Fogo do Ming Men” (Ming Men Huo) e o Yin
Original ou Yin Verdadeiro, chamado “Água
do Ming Men” (Ming Men Zhi Shui).
Marié, Eric. Compedio de Medicina
China: Fundamentos, teoría y práctica. 9ª Edição. Editora EDAF. Madrid 2007.
ISBN: 978-84-414-0303-1.
Andrea Barretto
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