Gostaria de informar sobre o curso de auriculoterapia que vou ministrar em Maceió no Núcleo de Práticas Integrativas da Faculdade Seune.
Espero por vocês
As vagas serão limitadas
quarta-feira, 13 de setembro de 2017
terça-feira, 13 de junho de 2017
E com grande satisfação que apresento o pôster referente ao meu estudo de caso - An overview of GuaSha and its use in cellulite: a case study
O Gua Sha configura-se como uma técnica de cura tradicional amplamente
utilizada na Ásia, em comunidades de imigrantes asiáticos, e por acupunturistas
e praticantes da medicina tradicional do Leste Asiático em todo o mundo. O Gua
Sha, um instrumento de borda lisa, é usado para aplicar pressão unidirecional na
superfície da pele, para aumentar petéquias e equimoses transitórias,
semelhante às petéquias levantadas por ventosas, mas tipicamente em uma área
maior.
Andrea Barretto
Sou Andrea Leite Barretto Domingues, Fisioterapeuta e Acupunturista.
Licenciada em Fisioterapia pela Faculdade Alagoana de Administração - Instituto de Ensino Superior de Alagoas (FAA-IESA) Brasil com equivalência pelo Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde (IPS-ESS) Portugal; Especialista em Acupuntura, Moxabustão e Fitoterapia Chinesa pelo Instituto de Medicina Tradicional (IMT) Portugal; Formadora Pedagógica de MTC, Massagem Tui Na e Drenagem Linfática; Instrutora de Pilates Clínico e Pilates Equipamentos pela FisioLife Brasil; Pilates Matwork e PT Pilates pela Ana Luis Martins (ALM Pilates) Portugal; Auriculoterapeuta pelo Centro Integrado de Terapias Energéticas (CITE) Brasil; Técnica em Miofibrólise Percutânea pelo Brasil; Técnica em Bandagem e Tape Neuromuscular pelo Brasil.
Sou apaixonada pelo meu trabalho pois gosto de gerar qualidades de vida as pessoas.
Meus contatos: andrealbd@yahoo.com.br / +351 915737771 (Whatsapp) e em Maceió (82) 9-9981-3065.
Minhas redes sociais: http://andreabarettofisioterapiaeacupuntura.blogspot.pt/ e https://www.facebook.com/andreaacupunturaepilatesclinico/
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quarta-feira, 10 de maio de 2017
Dia Mundial do Lúpus
Lúpus Eritematoso
Sistémico (LES)
Andrea
Barretto
O lúpus eritematoso sistémico
(LES) é uma doença crónica auto-imune caracterizada por inflamação sistémica,
ou seja, pela presença de auto-anticorpos dirigidos contra antigénios principais.
O lúpus está associado a taxas mais elevadas do que as habituais de doença
cardiovascular, que é uma das causas mais comuns de morte. A prevalência é
estimada em cerca de 1/1000 em geral, com uma proporção de fêmea para macho de
10: 1. Para reduzir a dor e outros sintomas, os pacientes com lúpus geralmente
usam medicina complementar e alternativa, que inclui acupuntura, massagem,
dieta, entre outras.
No dia-a-dia, a maioria
das pessoas com lúpus experienciam significativa fadiga e dor, e muitos são
incapazes de trabalhar. Depressão e ansiedade são sintomas comuns, afetando até
65% dos pacientes. Não há atualmente nenhuma cura para o LES, e alguns
tratamentos médicos tais como corticosteróides a longo prazo, contribuem muitos
a riscos adicionais da saúde. Portanto, é importante identificar práticas e
produtos adjuntivos seguros que possam reduzir a inflamação e os sintomas. A acupuntura
é segura e viável para pacientes com LES e a massagem pode ajudar na redução da
dor, inchaço, estresse e ansiedade, promover o relaxamento muscular e melhor mobilidade,
juntamente com a melhoria da qualidade do sono.
O ponto “E36” pertence
ao meridiano do Estômago, sendo de grande importância em vários padrões de síndromes
e quando estimulado, o doente sente uma dor que vai do joelho para a pantorrilha.
Pertence a camada Energética Yang Ming, mas correspondente ao Movimento Terra. Algumas
de suas funções incluem: é Ponto Ho (Mar) do canal energético do Estômago; Ponto
que apresenta a máxima concentração de Energia Terra; Ponto para dispersar a
Energia Perversa da parte média do corpo; Excelente ponto nas afecções energéticas
do Estômago; É um ponto regulador geral de Energia; Faz circular o Qi e o
sangue; Aumenta a Energia Essencial; Tonifica o Qi dos Rins e do Yuan Qi; Tonifica
o Wei Qi, restaura o Yang Qi e forma o Jin Ye.
No tratamento do lúpus,
o ponto E36 mostrou melhor qualidade de vida relacionada à saúde. Um paciente
que apresentava uma carência de saúde antes da intervenção, mas que após a
intervenção, houve melhorias na redução da dor, estresse e ansiedade, no
relaxamento muscular e na qualidade do sono.
De acordo com estudos,
sugere-se a combinação de acupuntura e massagem para desempenhar um papel
importante na melhoria da qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes
com LES. Isso pode ser devido à acupuntura poder aumentar o conteúdo de ácido γ-amino
butírico ou GABA e, em seguida, melhorar a qualidade do sono. A Massagem terapêutica
pode promover a ativação parassimpática, que provoca reduções na frequência
cardíaca, pressão arterial, estresse, diminui o cortisol e aumenta a serotonina,
dopamina e endorfinas que são úteis para a redução da dor, bem como para a
melhoria da qualidade do sono.
Bibliografia
GRECO, Carol M. et al. Updated Review of Complementary and Alternative
Medicine Treatments for Systemic Lupus Erythematosus. Curr Rheumatol Rep. 2013 November; 15(11): 378.
doi:10.1007/s11926-013-0378-3.
A. Mooventhan & L. Nivethitha. Effects of acupuncture and massage on pain,
quality of sleep and health related quality of life in patient with systemic
lupus erythematosus. Journal Ayurveda and Integrative Medicine.
2014 Jul-Sep; 5(3): 186–189. doi: 10.4103/09759476.140484.
domingo, 19 de março de 2017
A Sinusite na Medicina Tradicional Chinesa
A
Sinusite é
uma inflamação da mucosa dos seios paranasais da face. Estes seios são cavidades forradas por uma membrana mucosa situada no
crânio e por comunicantes com as cavidades nasais. A sinusite pode ser
secundária a uma infeção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a
correta drenagem de secreção dos seios da face.
A condição de
sinusite corresponde amplamente à antiga categoria médica chinesa do “Bi Yuan”, que literalmente significa
“nariz empoçado”.
Os principais
sintomas são secreção nasal amarela e purulenta proveniente das regiões frontal
e dorsal do nariz (na garganta), obstrução nasal, cefaleia frontal, dor facial
e sensação de atordoamento (entorpecimento) e peso da cabeça.
Etiologia e Patologia
As
causas incluem invasões repetidas de Vento externo, Vento-Calor ou Vento-Frio,
porém, mas frequente por Vento-Calor que prejudicam a difusão e a descida do Qi
do Pulmão nas vias nasais, de tal forma que os fluidos estagnam no nariz e nos
seios paranasais. Infecções por resfriados comuns ou vírus de gripe
frequentemente causam infecções secundárias nos seios paranasais, especialmente
nos seios maxilares. Infecções repetidas por vírus da gripe gerarão sinusite
crónica.
A
dieta é outra causa pois seu consumo excessivo de alimentos gordurosos e
quentes gera fleuma e calor. Esses tipos de alimentos podem gerar a formação de
Calor-Humidade em Estômago e Baço, que pode ser levado para cima, aos seios,
via canal do Estômago.
É
importante entender claramente a diferença entre as manifestações clínicas da
rinite e da sinusite. Na rinite alérgica, a secreção nasal é clara, gotejante e
profusa. Na sinusite, a secreção nasal é espessa, pegajosa a amarela.
No
tratamento com acupuntura, os pontos indicados adiante deverão ser integrados
pelo acréscimo de pontos para tonificar o Baço, como o E36 (Zu San Li) e B20
(Pi Shu).
Padrões
de Excesso
Vento-calor
Calor no Pulmão
Fogo no Fígado e na VB
Calor-Humidade do Baço e Estomago
Estagnação de Qi e Sangue (Padrão Crónico)
Padrões
de Deficiência
Deficiência de Qi do Baço e do Pulmão (Padrão Crónico)
Deficiência de Yin do Rim e do Fígado (Padrão Crónico)
MACIOCIA, Giovanni. A
prática da medicina chinesa: Tratamento das doenças com acupuntura e
ervas chinesas.
2º Edição. Editora Roca, São Paulo, 2010.
Andrea Barretto
Rinite Alérgica na Medicina Tradicional Chinesa
Para a medicina
chinesa não existe muita diferença entre rinite e sinusite. A rinite alérgica é
proveniente de hiperatividade do sistema imunológico a determinados alérgenos.
É resultante de Deficiência dos sistemas do Qi Defensivo do Pulmão e do Rim,
Deficiência do Vaso Governador (Du Mai) combinada
com retenção do Vento crónico no nariz.
Etiologia e Patologia
A Deficiência dos
sistemas do Qi Defensivo do Pulmão e do Rim é
tanto de origem hereditária como proveniente de problemas durante a gravidez ou
parto. Os fatores etiológicos são exactamente os mesmos que os da Asma.
Invasões
repetidas de Vento não tratadas adequadamente combinam-se com deficiência
pré-existente dos sistemas do Qi Defensivo do Pulmão e do Rim, gerando retenção
do que poderia ser descrito como Vento crónico no nariz, similar ao que ocorre
na asma quando o Vento é retido no tórax.
A
Rinite alérgica é ainda mais proveniente de Deficiência do Rim do que a Asma.
Isso porque, a rinite está envolvido não apenas na Raiz da doença, mas também
na manifestação via Vaso Governador. Este emerge da região entre os Rins e flui
pela espinha para o topo da cabeça, descendo para nariz e lábios. É, portanto,
o canal de conexão entre Rim e nariz. Por essa razão, o Rim é responsável não
apenas pela respiração, em virtude de sua função de reter o Qi, mas também
pelos espirros.
Os
sinais e sintomas da rinite alérgica são aqueles de Vento-Frio, uma vez que a
secreção nasal é sempre branca e aquosa. Isso indica Deficiência do Qi Defensivo que é
difundido pelo Pulmão, mas tem sua raiz no Rim. Este é responsável não apenas
pela Raiz dessa doença (Deficiência do sistema do Qi Defensivo do Rim), mas
também pela manifestação, por intermédio de sua associação direta com Qi
defensivo, espirros e Vaso Governador, que flui pelo nariz.
A rinite alérgica
muitas vezes se inicia na infância precoce, mas também pode começar mais tarde,
com o declínio progressivo de Qi do Rim ou, talvez, com o declínio de Qi do Rim
ligado ao início da atividade física sexual. Assim sendo, embora seja
obviamente uma doença muito menos grave do que a asma, em termos de comparação,
ela indica uma deficiência mais grave do Rim.
Em pessoas mais
velhas, a patologia irá se complicar por outro factores, que além da
deficiência do Rim, pode levar a deficiência do Baço e aumentar as complicações
causando uma maior quantidade de muco e, daí, corrimento nasal.
Vento-Frio
Vento-Calor
Deficiência dos Sistema Defensivo do Qi do Pulmão, Rim e
Vaso Governador (Du Mai)
MACIOCIA, Giovanni. A
prática da medicina chinesa: Tratamento das doenças com acupuntura e
ervas chinesas.
2º Edição. Editora Roca, São Paulo, 2010.
Andrea Barretto
sábado, 11 de março de 2017
O dia Mundial dos Rins
Os Rins na Medicina Tradicional Chinesa
Os Rins na Medicina Tradicional Chinesa
Rim (Shen) - Elemento Água - Shao Yang do
Pé
Fala-se de Rim no plural, porque trata-se de um órgão par e
porque, tradicionalmente, se distingue o Rim esquerdo (Yin) e o Rim
direito (Yang). De fato, se trata de uma distinção simbólica e fisiológica, e
não anatómica. Os Rins constituem a raiz do Céu anterior, a fonte do Verdadeiro
Yin (Zhen Yin) e do Yang Original (Yuan Yang). Embora simbolicamente, em
relação com a água e os Cinco Movimentos, se diz que os Rins são “Órgãos de Água
e Fogo” (Shui Huo Zhe Zang).
A sua principal função é de guardar um tesouro. Eles são a
principal reserva do corpo que precisa para manter e preservar. Em caso de
necessidade, compensam as deficiências dos demais órgãos, em prejuízo das
forças vitais mais essenciais. Por esta razão, é porque outros autores antigos
aconselhavam tonificá-los com mais frequência do que dispersá-los.
Todas as doenças crónicas de tipo Vazio evoluem com o tempo
para uma deficiência dos Rins. O esgotamento progressivo do Qi dos Rins ao
longo da vida produz as diferentes etapas do envelhecimento. Os Rins estão em
correspondência com o Inverno.
Funções
• Os
rins armazenam o Jing (Shen Cang Xue). São a casa do Jing Inato (Céu anterior),
transmitido pelos pais, ao que se associa o excedente de Jing Adquirido (Céu
posterior), que procede da essência dos alimentos que não foram utilizados para
cobrir as necessidades do organismo. Assim pois, pode-se afirmar que, apesar
das suas diferentes origens, o Jing Inato e o Jing Adquirido são interdependentes
e guardados nos Rins. O Jing dos Rins é útil para a maturação das funções
sexuais e para o desenvolvimento da fecundidade. Favorece igualmente o
crescimento e o desenvolvimento, desde o nascimento até à idade adulta.
Por outra parte, contribui para a
produção de Sangue por meio da medula vermelha dos ossos que é um aspecto do
Jing. Finalmente, o Jing dos Rins intervém na construção das defesas
imunológicas;
• Deve-se
notar que o Qi dos Rins produz-se a partir da transformação do Jing dos Rins,
posto que estes dois elementos são interdependentes a tal ponto que se fala as
vezes simplesmente de Jing Qi (Energia Essencial - Essência e Energia). É desta
combinação que tem saído o Yin e o Yang dos Rins. O Yin dos Rins, o Yin Verdadeiro
(Zhen Yin), é a fonte dos líquidos Yin que nutrem e humedecem todo o corpo. O
Yang dos Rins, o Yang Original (Yuan Yang), está associado com o Fogo do Ming
Men, o Fogo Verdadeiro (Zhen Huo). Nos Rins, o Yin e o Yang são tão interdependentes
e estão tão próximos da sua fonte, que o esgotamento de um alcança o outro. É o
único Órgão do qual se fala comummente de Vazio de Yin e de Yang.
Em caso de disfunção: transtornos
do crescimento e do desenvolvimento, envelhecimento prematuro, diminuição da
energia sexual, esterilidade, transtornos da produção de Sangue, défice imunitário
(dos idosos, por exemplo);
• Os
Rins regem a água e os Líquidos (Shen Zhu Shui Ye). Para além disso, são a fonte
inferior da água. Participam do transporte da parte pura dos líquidos que vão
nutrir os tecidos e transformam a parte turva que é excretada por meio da
Bexiga. Em relação com o Pulmão, que regula os Líquidos na periferia do corpo e
com o Baço que os extrai da alimentação, os Rins são responsáveis pela parte
profunda do organismo, pela evaporação dos líquidos (pelo Yang dos Rins), da
sua transformação e excreção. Em caso de disfunção: edemas, oligúria, ou pelo
contrário, poliúria e polaquiúria;
• Os
Rins regem a recepção do Qi (Shen Zhu Na Qi). Atraem e recolhem o Qi que o
Pulmão faz descender até eles. Este ancoradouro de Qi, permite que a respiração
seja ampliada, harmoniosa e eficaz. Diz-se que o Pulmão rege o Qi e que os Rins
são a sua raiz.
Em caso de disfunção: dispneia,
asma, sensação de angústia ou tristeza grande.
Correspondências
Principais
Nas emoções: o Medo (Kong);
Nos líquidos: a Saliva (Tuo);
Em caso de disfunção: Propensão a
excesso de saliva.
Nos tecidos corporais: Os Ossos (Gu), as
Medulas (sui) e os Dentes (Chi);
Em caso de disfunção: Deficiência de
crescimento ou de restabelecimento dos ossos, distrofias ósseas, atraso no
fecho das fontanelas, cáries nos dentes.
Nas manifestações clínicas visíveis: os
Cabelos (Fa);
Em caso de disfunção: Cabelos secos,
frágeis, sem brilho, cabelos brancos, alopécia.
Ming Men - A porta da vida
O conceito de Ming Men
aparecia no Nan Jing, mas se desenvolve principalmente a partir da dinastia
Ming. É um órgão sem forma física, cuja fisiologia está indiscutivelmente unida
aos Rins. Os antigos mestres são unânimes em sua localização.
Segundo Nan Jing e os
que têm se inspirado nele, o Ming Men é Rim direito (Rim Yang): “Há dois Rins, mas os dois não são Rins. O da
esquerda é o Rim e o da direita é o Ming Men” (Nan Jing, 36). Para outros,
como Yu Tuan (1438-1517), o Zhang Jin Yue (1563-1640), Ming Men está presente
nos dois Rins. Finalmente, alguns como Zhao Xian Ke, da dinastia de Ming, o
localizam entre os dois Rins. Seja como for, Ming Men representa um aspecto
particular na atividade dos Rins.
A função principal do
Ming Men é regular o Yuan Qi (Energia Original), que é o vetor essencial para
formar as energias do corpo, daí a expressão “Fogo do Ming Men” para designar Yuan Qi. É por esta razão, porque o
Ming Men apresenta-se frequentemente como o Yang dos Rins. Mas para alguns
autores, Ming Men não pode limitar-se ao aspecto Yang. Para eles, Ming Men
(Porta da Vida) significa o Yang Original, e Yang Verdadeiro, chamado então “Fogo do Ming Men” (Ming Men Huo) e o Yin
Original ou Yin Verdadeiro, chamado “Água
do Ming Men” (Ming Men Zhi Shui).
Marié, Eric. Compedio de Medicina
China: Fundamentos, teoría y práctica. 9ª Edição. Editora EDAF. Madrid 2007.
ISBN: 978-84-414-0303-1.
Andrea Barretto
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